segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Lara Paulo.. do Bairro ao S. Pedro... Com o "Sonho pelo meio"

Hoje o nosso destaque vai para a nossa atleta Lara Paulo.
A Lara iniciou o seu trajeto no futsal em finais de Agosto de 2021, no escalão de infantis... Apareceu nos campos na nossa Sede, pediu para treinar, com um sorriso nos lábios, como se aquela oportunidade de treinar fosse a porta para um sonho de menina... e era.
Numa equipa masculina que acabaria por ser mista, já que tínhamos na altura 5 meninas. Fez a sua primeira inscrição na AFA nessa época e participou no Campeonato Distrital de Futsal no escalão de Infantis.
Atualmente representa a nossa equipa de Iniciados, no campeonato distrital, estando a equipa a disputar a Liga de Ouro, depois de ter ficado em 2º. lugar na primeira fase do campeonato zona Sotavento.
A época de 2023/2024, será com toda a certeza uma época que a Lara irá recordar, durante muitos anos, e não quisemos deixar de lhe prestar uma pequena homenagem, e fazendo isto, estendemos a toda a equipa de iniciados que lhe dão todo o apoio e carinho. É um grupo forte e unido, liderado pelo Mister Henrique Mateus, a quem pedimos uma palavra sobre a sua atleta.


Henrique Mateus: A Lara é uma miúda muito determinada e com um enorme potencial.
Tem sido uma jogadora fundamental na nossa jovem equipa, sub 15 ao contribuir com as suas diversas qualidades.
O facto de estar a competir entre rapazes e a jogar com frequência tem ajudado no seu processo de formação.
Como clube, o nosso foco é criar as melhores condições possíveis,  tanto ao nível técnico, como ao nível humano, para que a Lara e  os restantes jogadores do São Pedro Futsal aprendam a modalidade e cresçam como atletas e como pessoas.

Pedimos também que dois dos companheiros de equipa falassem um pouco da Lara.

João Murta: A Lara é uma colega excelente, tem boas relações com os outros colegas de equipa e está sempre alegre. Jogar com ela é uma experiência incrível, nenhum jogador consegue passar por ela e fico impressionado em todas as vezes que ela finta um adversário. É impressionante a facilidade com que cria laços de amizade, dentro e fora de campo, com os seus colegas, amigos e mesmo com os misteres.

Vasco Cavaca: A Lara é uma inspiração. Uma destemida que se entrega de coração ao que adora.. o futsal. Mostra-me em cada treino e em cada jogo que nunca se desiste, que vale a pena o esforço e que quando o que se faz é uma paixão, só pode resultar bem. Sou um sortudo por ser seu amigo e poder ver de perto este seu crescimento como atleta!

Com uma primeira fase do campeonato acima das expetativas, tanto para a Lara, como para o restante grupo de trabalho, a época tem trazido agradáveis surpresas à Lara. Chamada aos treinos da Seleção do Algarve Feminina Sub-17, e posteriormente chamada às 12 finalistas para representar a região no Interassociação em Vila Real, no passado mês de Dezembro, onde o nosso clube esteve representado com duas atletas (Lara Paulo e Rafaela Fortes).
Pela Seleção do Algarve fez 4 golos, não sendo o mais importante... O importante é aproveitar e usufruir destes momentos únicos...


E em Janeiro, veio uma surpreendente chamada aos treinos de observação da Seleção Nacional de Futsal Feminina Sub-17, com estágio em Rio Maior, onde conviveu com a Seleção Nacional de Futsal "A" Feminina.

Não podíamos acabar sem ouvir (neste caso ler) o que a Lara tem sentido nesta época que ainda vai a meio. 

O que sentiste, ao representar a Seleção do Algarve no Interassociações?
A minha participação no interassociações foi muito boa acho que tive uma grande performance e acho que me sai bem. Senti-me super bem a jogar com as raparigas que atualmente são as melhores colegas que poderia ter acho que fui muito prestável para a minha equipa e que me destaquei um pouco.
Dentro de campo a representar o Algarve senti que estava lá para dar o meu melhor, e foi o que eu fiz.

E ser chamada ao estágio da Seleção Nacional, explica o que representou para ti?
Quando fui ao estágio da seleção nacional foi a coisa, que com toda a certeza vai marcar 2024 na minha vida. A sensação de usar o símbolo de Portugal ao peito é uma coisa de outro mundo.
Os treinos foram rigorosos, acordar cedo, treinar duas vezes por dia e sair de lá a aprender muito é um grande progresso. É algo que nunca me vou esquecer ser uma das 30 escolhidas entre muitas é algo especial.

Para o S. Pedro, foi um motivo de orgulho teres representado tanto o Algarve, como teres sido chamada aos treinos da Seleção Nacional, e para ti o que representa o S. Pedro?
O São Pedro para mim foi o clube que me abriu portas quando entrei no mundo do futsal. Onde aprendi o que era o futsal e onde ainda aprendo. É um clube humilde que vai estar sempre comigo, com pessoas tão amáveis e que dão o seu melhor para o futsal. 

Queres deixar algumas palavras à tua equipa e treinadores?
Sou a única rapariga na minha equipa no momento jogo com rapazes o que para mim eu acho super bom já que assim fico mais rija (risos). A minha equipa é constituída por pessoas super fixes e que estão sempre comigo.
Estou totalmente integrada no grupo dos rapazes,
Os misteres estão sempre a apoiar-me e são pessoas que também vou levar para a minha vida, a cada treino me ensinam mais, e que quando se chateiam eu sei que é para o meu bem.
Em geral tenho pessoas que estão comigo desde sempre e que me acompanham desde sempre e que ainda cá estão a ver-me crescer e a fazerem de mim uma pessoa melhor e uma melhor jogadora.



Créditos das fotos:
FPF
AFA
S. Pedro Futsal

1 comentário:

  1. Parabéns pelo Blog e pela bonita história que nos trouxeram.
    O São Pedro está de parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido.
    HJ

    ResponderEliminar

TORNEIO DE INICIADOS - S. PEDRO FUTSAL CLUBE DE FARO

  A par do torneio de infantis, realizou-se o Torneio Triangular de Infantis, na Sede do S. Pedro Futsal Clube de Faro, com a Presença das e...